25 de maio de 2017

A leoa - Uma novidade da G. Floy

A G.Floy irá lançar no Festival Internacional de BD de Beja o álbum "A leoa", de Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg - os mesmos autores de "O Astrágalo", já editado entre nós. O lançamento decorrerá no Teatro Municipal Pax Julia, no sábado dia 27 pelas 16h15, com a presença dos autores, e será seguido duma sessão de autógrafos.

O livro será distribuído em livrarias em data a anunciar, durante o mês de Junho.

Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg apresentam um retrato audacioso e imaginativo de Karen Blixen, a autora de “África Minha” e “A Festa de Babete”, uma das mulheres mais livres e originais da primeira metade do século 20, e que deixou uma marca indelével e complexa na cultura do seu país, a Dinamarca.

A vida (ou as vidas) da baronesa Karen Blixen desfila à nossa frente neste álbum. Desde uma infância com um pai adorado mas muito ausente, um aventureiro nunca satisfeito, e com uma mãe encerrada na mentalidade conservadora da Dinamarca do final do século XIX, até uma aventura desesperada para escapar a um destino que lhe tinha sido traçado, burguês e aborrecido: aceita casar com o barão Bror Blixen, e tomar as rédeas de uma plantação de café no Quénia... onde descobrirá uma paixão louca, o seu grande amor africano... até ao seu regresso à Dinamarca e à sua coroação como autora literária famosa.

Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg trabalham juntos há alguns anos, em adaptações à banda desenhada de livros vários, e em projectos próprios. Anne-Caroline Pandolfo é ilustradora e argumentista; um encontro fortuito com produtores de filmes leva-a a realizar duas curtas-metragens animadas para crianças, e isso vai encorajá-la a continuar esse trabalho criativo na banda desenhada. Terkel Risbjerg é um artista dinamarquês que estudou cinema e filosofia em Copenhaga, e acabou por se fixar em França, onde trabalhou alguns anos em animação, tendo trabalhado nomeadamente em Le Chat du Rabin e na série Yakari. Juntos, assinaram já cinco romances gráficos: "O Astrágalo" (já editado pela G.Floy), bem como "Mine: Une Vie de Chat", "Le Roi des Scarabées", e mais recentemente "Perceval", adaptação do "Romance de Perceval", publicado nas Éditions Le Lombard - e este "A Leoa". Para o seu próximo projecto, adaptarão para BD o célebre romance "Serena", de Ron Rash.



“Redescoberta pelo grande público pela ocasião da estreia do filme "África Minha" (1985), a autora dinamarquesa não se pode reduzir a um único romance. E é isso que demonstram Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg com "A Leoa". Morta aos setenta e sete anos, Karen Blixen no fim apenas viveu dezassete anos na sua fazenda de Mbogani! (...) Um álbum que não é bem uma autobiografia no sentido estrito, mas sim um álbum que retoma os princípios do conto, em que a singularidade do destino da heroína é entendida através do olhar das fadas totémicas que se aproximaram do seu berço e zelaram para que ela se tornasse quem acabou por ser.”
Chroniques BD Gest

Para uma interessante entrevista dos autores ao célebre programa de TV Francês La Grande Librairie! apresentado por François Busnel, sigam este link para o Youtube:


A Leoa: Um Retrato Gráfico de Karen Blixen, Anne-Caroline Pandolfo (argumento) e Terkel Risbjerg (desenho), G. Floy, capa dura, 192 pgs. a cores, 17,99€







Sem comentários:

Enviar um comentário