28 de fevereiro de 2017

Os 60 anos de Gaston Lagaffe [1957-2017]

Gaston Lagaffe, concebido pelo "mestre" André Franquin, nasceu nas páginas da revista belga Spirou em 28 de Fevereiro de 1957, ganhando logo as preferências dos leitores e, no decorrer do tempo, o estatuto de um dos grandes heróis da banda desenhada ao lado de Tintin ou de Astérix

Gaston, nasceu como um "herói sem emprego", concebido, numa primeira fase para animar e "destruir" as páginas da revista Spirou. Posteriormente, "admitido" como empregado na redacção da revista, Gaston passa a ter, a partir de Dezembro de 1957, uma tira desenhada por Franquin e Jidéhem e, em 1966, uma página inteira.

Estreia de Gaston na revista Spirou
Entre 1957 e 1996, André Franquin publicará mais de 900 pranchas na revista que o viu nascer, sendo também editado em álbuns da editora Dupuis. Apesar de nascer numa publicação para jovens, Gaston é uma personagem subversiva e mais adulta, anunciando a série Ideias Negras (a Witloof editou em Portugal o integral da série), uma obra mais matura que abrirá as portas a uma nova geração de desenhadores, como Gotlib e Claude Brétecher

Comemorando os 60 anos de Gaston Lagaffe, a Biblioteca Centre Pompidou tem em exibição até 10 de Abril deste ano uma exposição dedicada ao anti-herói, mostrando aos visitantes várias pranchas originais, assim como álbuns, esboços e outros documentos. Aproveitando esta exposição, a Dupuis lançou o respectivo catálogo, um belíssimo álbum com a maior parte do material que se encontra exposto acrescido com comentários de Franquin, proporcionando ao leitor uma "visita" virtual à referida exposição. Também a revista francesa Paris-Match editou um número especial ao herói mais trapalhão da banda desenhada. 

Gaston Lagaffe estreou-se em Portugal no número especial do Cavaleiro Andante de Abril de 1955 baptizado com Zacarias. Posteriormente, foi publicado pelas revistas Cavaleiro Andante, Foguetão, Zorro, Jacaré, Spirou (2ª série) e Público Júnior. Em álbum, temos edições da Arcádia, Correio da Manhã, Meribérica e uma belíssima colecção da parceria Público/Edições ASA.



Sem comentários:

Enviar um comentário