2 de fevereiro de 2017

A marca de Jacobs - Uma vida em banda desenhada

A editora Arte de Autor inaugura o ano de 2017 com a biografia de Edgar Pierre Jacobs, o criador da série Blake e Mortimer.

Jacobs foi, com Hergé e Franquin, um dos três pilares da banda desenhada belga do século XX. Fãs do seu trabalho e muito particularmente dos títulos Blake e Mortimer da grande época, o argumentista Rodolphe e o desenhador Louis Alloing decidiram contar-nos a sua história.

Do seu nascimento em Bruxelas, em 1904, à sua morte em Brabant Wallon, em 1987, esta biografia desenhada oferece-nos uma série de pequenos episódios que se afiguram por vezes divertidos e por vezes comoventes, mas que são sempre relevantes.

No ano em que se assinalam os 30 anos da morte de Edgar Pierre Jacobs (ocorrida a 20 de Fevereiro de 1987), e com a publicação de "A marca Jacobs" ("Le marque Jacobs - une vie en bande dessinée), convida o leitor a descobrir os grandes momentos da vida de um dos grandes mestres da 9ª Arte.

Contemporâneo de Hergé, de quem foi colaborador e amigo antes de se tornar « concorrente » após a criação das aventuras de Blake e Mortimer,  Jacobs foi um homem de múltiplos talentos.

A grande revelação desta biografia é a voz do criador de Blake & Mortimer, os momentos mais marcantes da sua vida pessoal, mas é verdade que muitos desses momentos não podem ser dissociados dos acontecimentos que marcaram o século XX (como as duas Grandes Guerras Mundiais, o crescimento da sociedade de consumo ou as evoluções tecnológicas).

Saberão os leitores que que Jacobs, o criador de Blake e Mortimer, foi um cantor de ópera profissional com uma carreira fulgurante? Mas os tempos que decorreram entre as duas Grandes Guerras não eram fáceis, e o seu futuro torna-se incerto quando se vê obrigado a sair de Lille para regressar a Bruxelas. E é aí, afinal, que todas as oportunidades lhe surgem, ao ser convidado para fazer parte da equipa de uma nova revista semanal que dá pelo nome Le Journal de Tintin. E é nas páginas desta publicação que surge, em 1946, "O Segredo do Espadão", aventura que será publicada ao ritmo de uma página por semana.

A Marca Jacobs - Uma Vida em Banda Desenhada, Rodolphe e Louis Alloing, Arte de Autor, 112 pp., cor, capa dura, 17,80€


Sem comentários:

Enviar um comentário