13 de janeiro de 2017

Os 70 anos de Steve Canyon

Apesar de ser reconhecido pela sua série Terry e os Piratas, Milton Caniff encontrava-se descontente por não ser o titular dos direitos da sua criação. Os direitos estavam detidos pelo Chicago Tribune, jornal que publicava os originais da série. Assim, em 1946, Caniff decidiu criar uma nova série com a condição de ser titular dos seus direitos editoriais. Detido o controlo criativo da nova série, Caniff negoceia com a Field Enterprises a sua publicação e consegue que a King Features Syndicate subcontratasse a Field para a distribuição da série nos Estados Unidos da América. 
Em 13 de Janeiro de 1947 é publicada a primeira tira de Steve Canyon em 168 jornais dos EUA. O sucesso da série foi retumbante, tendo sido capa das revistas Time e Newsweek. Entretanto, Caniff abandona em finais de 1946 a série Terry e os Piratas, sendo substituído por George Wunder.

Steve Canyon, originalmente um piloto de transportes aéreos, foi recrutado pela Força Aérea para participar na Guerra da Coreia, permanecendo militar até ao final da série em 4 de Junho de 1988.

Vários artistas colaboraram na série, muitos deles não creditados, como era habitual nesta indústria dos comics. Em 1953, Caniff recruta para seu assistente Dick Rockwell, que tem como tarefa o desenho dos personagens secundários e dos cenários. Rockwell acompanhou Cannif até ao falecimento deste em 3 de Maio de 1988. 

Em 23 de Junho de 1997, uma tira autorizada celebrando os 50 anos de Steve Canyon foi publicada pelo Air Force Times, um jornal semanal civil da Força Aérea dos Estados Unidos. 

Em finais dos anos 40 do século passado, o realizador David Selznick adapta Steve Canyon ao cinema com Guy Madison a interpretar o papel principal.

Em 1958 e 1959, a tira é adaptada a uma série de televisão de 34 episódios de trinta minutos e difundidos pela NBC. O actor Dean Fredericks, que protagonizou em 1955 e 1956 o servente hindu da série Jungle Jim, interpreta Canyon.

A série em Portugal, baptizada em Luís Ciclone, estreia-se no primeiro número do Mundo de Aventuras de 18 de Agosto de 1949.



Sem comentários:

Enviar um comentário