23 de janeiro de 2017

Colecção Oficial de Graphics Novels da Marvel #35

À medida que o supercrime evolui, também aqueles que o combatem terão de fazer o mesmo! Reunidos por Steve Rogers, os Vingadores Secretos são uma equipa clandestina dos Heróis Mais Poderosos da Terra, que leva a cabo missões ocultas para proteger o mundo do desastre. Parte espiões, parte super-heróis, esta é uma equipa de Vingadores como nunca antes se viu.

Seis anos depois de Brian Michael Bendis ter desmantelado os Heróis Mais Poderosos da Terra, a outrora solitária equipa, embora poderosa, tornou-se numa organização multifacetada. Tendo passado pela Guerra Secreta, Dinastia de M, Guerra Civil, Invasão Secreta, Reinado Sombrio e Cerco, os Vingadores podem ter saído desses eventos desgastados e feridos, mas mais do que nunca, são uma força a ser temida, e expandiram-se em várias divisões interligadas. Além da equipa principal (designada agora como Poderosos Vingadores) existem muitas outras equipas (podemos citar entre elas os Novos Vingadores, os Espantosos Vingadores, etc…).

Mas agora, existe também uma unidade de operações clandestinas com título próprio. Vingadores Secretos é o fruto da colaboração entre o ilustrador Mike Deodato e o escritor Ed Brubaker. Antes do seu lançamento em 2010, Brubaker tinha adiantado que o comic teria certamente “elementos e enredos de espionagem, uma influência Steranko (referente ao trabalho do aclamado argumentista e desenhador Jim Steranko nas histórias da S.H.I.E.L.D.), e toda aquela maquinaria louca à la Jack Kirby, mas deixando de fora quaisquer histórias tipo telenovela. Espero que se distinga dos outros títulos e equipas de Vingadores”.

Ed Brubaker é um argumentista que não precisa de apresentação, e é considerado um dos mestres do policial, do noir ou da espionagem. Algumas das suas séries mais aclamadas são Gotham Central, que partilhou com Greg Rucka, e que conta a história de uma esquadra da polícia em Gotham, e as vidas e casos dos detetives, polícias, advogados ou informadores que lá existem, uma maneira brilhante e inovadora (na altura) de trazer a vida real para um mundo de super-heróis, ou a sua célebre fase do Capitão América, que inclui a história O Soldado de Inverno, que serviu de base ao filme do mesmo nome. E o brasileiro Mike Deodato é um dos nomes grandes da Marvel, cujo trabalho já vimos no volume 17 desta colecção, Thunderbolts: Fé nos Monstros.

Combinando as temáticas da superespionagem, espionagem industrial e ameaças de nível cósmico, Brubaker e Deodato deram uma abordagem original aos Heróis Mais Poderosos da Terra que irá agradar a todos os níveis. Acrescentar mais um ramo aos bem estabelecidos grupos dos Vingadores não é tarefa fácil para um autor, mas com Vingadores Secretos surgiu a equipa perfeita para combater nas sombras contra ameaças clandestinas, em todas as suas formas e feitios.

Colecção Oficial de Graphics Novels da Marvel #35: Vingadores secretos - Missão a Marte, Ed Brubaker e Mike Deodato, Salvat, 136 pp., cor, capa dura  

Sem comentários:

Enviar um comentário