29 de novembro de 2013

Colecção Público/ASA Astérix VI - Astérix nos Jogos Olímpicos

Foi posto hoje nas bancas dos jornais o sexto volume da colecção Astérix da parceria Público/ASA: "Astérix nos Jogos Olímpicos" ("Astérix aux Jeux Olympiques").

"Astérix nos Jogos Olímpicos" é a décima  segunda aventura do herói gaulês e foi publicada originalmente na revista francesa Pilote em Fevereiro de 1968 e editada em álbum nesse ano.

Neste episódio, todos os homens da aldeia gaulesa partem para a Grécia para assistirem aos Jogos Olímpicos e à participação dos seus compatriotas Astérix e Obélix. Os romanos, conhecedores que os nossos heróis têm uma opção mágica, denunciam a situação e impedem Obélix de participar.

Como os atletas gregos ganham todas as provas, a organização promove uma prova só para romanos. Panoramix monta uma armadilha fazendo com que os romanos pensem que beberam a poção mágica. São descobertos e desclassificados, acabando por Astérix vencer a prova.

Em 2008, esta aventura é adaptada ao cinema com os actores Gérard Depardieu (Obélix) e Clovis Cornillac (Astérix), participando igualmente o piloto Michael Schumacher e o futebolista Zinedine Zidane. Alain Delon representa Júlio César.

"Astérix nos Jogos Olímpicos" estreou-se em Portugal em álbum editado pela Editorial Íbis em 1968, sendo reeditado pela Livraria Bertrand, Meribérica e ASA. A aventura foi publicada na revista BDN, suplemento do Diário de Notícias, em 1990. A Agência Portuguesa de Revistas também publicou um mini-livro em 1974 e em 2008, a ASA lançou o álbum do filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário