15 de novembro de 2013

Colecção Público/ASA Astérix IV - Astérix e Cleópatra

É hoje colocado à venda o 4º volume da colecção Astérix da parceria Público/ASA: «Astérix e Cleópatra» («Astérix et Cleopatre»). Trata-se da sexta aventura da dupla Uderzo/Goscinny que teve a primeira prancha publicada na revista francesa Pilote nº 215 de 5 de Dezembro de 1963, com edição em álbum em 1965.

Nesta aventura, a rainha Cleópatra aposta com César, crente que o Egipto é um império em decadência, que consegue construir um palácio em apenas três meses. Para tal, nomeia o arquitecto Numeróbis, que se vê aflito com a provável impossibilidade de tal feito.
Lembrando-se da existência de uma poção mágica que transforma os que a tomam com forças físicas sobrenaturais, Numeróbis viaja à Gália para pedir auxílio ao seu velho amigo Panoramix. Partem então de volta ao Egipto na companhia de Astérix e Obélix.
Além de um prazo nada razoável, a construção do palácio é boicotada por Timetamon (rival de Numeróbis) e pelos romanos. Mas a aventura tem um final feliz e Cleópatra consegue terminar o palácio a tempo.

«Astérix e Cleópatra» foi adaptado a cinema de animação em 1968 e em «live» em 2002 com Astérix e Obélix: Missão Cleópatra

Esta aventura foi estreada em BD em Portugal na revista Tintin nº 1 do 1º ano em 1 de Junho de 1968. Posteriormente, foi publicada no suplemento do Diário Popular «Flecha 2000» e em álbum pelas editoras Íbis, Livraria Bertrand, Meribérica e ASA.

Sem comentários:

Enviar um comentário