26 de outubro de 2013

Colecção Público/ASA Astérix I - Astérix e os Godos

O jornal Público acaba de lançar a colecção “Astérix à volta do Mundo” em 16 álbuns. Assim, durante dezasseis sextas-feiras, poderemos adquirir com o jornal Público uma aventura do Astérix.

O primeiro volume é «Astérix e os godos» e trata-se do 3º episódio da série de Uderzo e Goscinny, publicada originalmente na revista Pilote nº 82 de 18 de Maio de 1961.

Nesta aventura, o druida Panoramix parte com Astérix e Obélix para participar no concurso de druídas na floresta dos Carnutes. Contudo, Panoramix é raptado por um grupo de Godos e levado para a Germânia para lhes revelar o segredo da poção mágica.

Resta a Astérix e Obélix resgatarem o druida e para impedir que os Godos invadam a Gália, os três gauleses criam as guerras Asterixianas para os godos se auto-gladiarem.

Os capacetes dos godos são cópias dos usados pelos alemães na 1ª Guerra Mundial e em plena Guerra Fria, Goscinny alude à divisão da Alemanha (RFA/RDA), usando os Visigodos (Godos do Oeste) e os Ostrogodos (Godos de Leste).

Em Portugal, o episódio foi originalmente publicado na revista Tintin em 1971, entre os nº 10 e 31 do seu 4º ano. Posteriormente, foi editado na revista Jornal da BD e em álbum pela Livraria Bertrand, Meribérica e ASA.

Sem comentários:

Enviar um comentário