20 de setembro de 2013

Versão inédita do «Caranguejo das Tenazes de Ouro»

O jornal belga Le Soir editou em livro as tiras das aventuras de Tintin«Du crabe rouge au crabe aux pinces d'or» publicadas naquele diário aquando da ocupação nazi do matutino em plena 2ª Guerra Mundial.

«O Caranguejo das Tenazes de Ouro» é a nona aventura do Tintin, o famoso herói criado por Hergé, publicado a preto e branco em tiras diárias de 17 de Outubro de 1940 a 18 de Outubro de 1941 nas páginas do Soir Jeunesse, suplemento de jornal Le Soir.

A colaboração de Hergé com o Le Soir, quando este era dirigido pelos nazis ocupantes, tornou-se um dos momentos problemáticos da biografia do autor de Tintin, sendo acusado por alguns biógrafos como colaborador dos ocupantes. Contudo, Hergé foi ilibado judicialmente desta eventual colaboração, continuando a sua carreira na revista Tintin.

Além d' «O caranguejo das tenazes de ouro», Hergé publicou no Le Soir mais quatro episódios: «A estrela misteriosa», «O segredo do Licorne», «O tesouro de Rackham, o Vermelho» e «As 7 bolas de cristal». Os três últimos episódios já foram em três livros em 2006, 2007 e 2012.


Sem comentários:

Enviar um comentário