8 de junho de 2013

Colecção Lucky Luke Público/ASA - #14 Arame farpado na pradaria

Por lapso, esqueci-me de inserir o post relativo ao 14º volume da colecção Lucky Luke, editada pela parceria Público/ASA.

«Arame farpado na pradaria» («Des barbelés sur la prairie») é o 29º álbum da colecção, com desenhos de Morris e argumento de Goscinny, originalmente publicado na revista Spirou em 1965, sendo o álbum editado dois anos mais tarde.

Este episódio retrata a eterna guerra entre vaqueiros e agricultores sobre a ocupação das terras das pradarias. A completa arrogância de Ben Casey, vaqueiro do Oeste, hostil aos agricultores, impede-os de desenvolver livremente a sua actividade, levando a que estes tenham de vedar as suas propriedades com arame farpado. Com Ben Casey a boicotar o trabalho dos agricultores, Lucky Luke toma a defesa destes contra a prepotência dos vaqueiros.

Goscinny poder-se-à ter inspirado no filme «Shane» do realizador George Stevens para a realização do argumento deste episódio.

O episódio estreou-se em Portugal em 1966 no suplemento do jornal «Diário de Notícias», Nau Catrineta (#135 ao #175). Posteriormente, foi publicado na revista Tintin (1975), no suplemento do Diário Popular, Flecha 2000 (1985) e na revista Jornal da BD (1986). Foi editado em álbum em 1983 pela Meribérica-Líber.




Sem comentários:

Enviar um comentário