9 de janeiro de 2013

SGT KIRK faz 60 anos


Sgt. Kirk aparece, pela primeira vez, na mítica revista argentina Misterix, no seu número #225 de 9 de Janeiro de 1953. Os desenhos são do italiano Hugo Pratt (criador do futuro marinheiro Corto Maltese) e o argumento do argentino Hector Germán Oesterheld .

Kirk é um oficial norte-americano em serviço na Guerra da Secessão que deserta após presenciar um massacre aos índios pelos seus colegas militares. Assume-se, então, defensor da nação índia, tornando-se amigo de Maha, membro da tribo dos Tchatooga. A este duo, junta-se Forbes, um médico humanista e El Corto, um ex-bandido.

Um western pouco convencional em que o preto e branco o transforma numa série ácida e mordaz, comum nos textos de Oesterheld .

A série prossegue no Misterix até ao #475 de 20 de Dezembro de 1957, passando para a revista Hora Cero, propriedade de Oesterheld. Em 1959, Pratt deixa a Argentina, rumo à Europa, e a série passa a ser desenhada por Jorge Moliterni, Porreca e Gisela Dexter.  

Em Itália, Pratt remonta as pranchas, originalmente em formato «à italiana», para pranchas de quatro vinhetas, agrupando-as em álbuns com capas originais.

A série em Portugal teve direito a dois álbuns, editados pela Livraria Bertrand, e vários episódios publicados pelas revistas da extinta Agência Portuguesa de Revistas.

Pode consultar a quadricolagrafia completa em BedetecaPortugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário