3 de janeiro de 2012

Boletim do Clube Português de Banda Desenhada #132

O Boletim do Clube Português de BD é, provavelmente, hoje o único fanzine de estudo da banda desenhada nacional e internacional. Infelizmente, as atividades do clube resumem-se à edição do Boletim e a um almoço anual de amantes da BD.

O estudo da BD em Portugal exigia uma publicação técnica (tal Hop! ou Le Colectionneur de BD), onde se reunisse ensaios de reputados estudiosos portugueses (que os há!) sobre os artistas, séries e publicações portuguesas que desfilaram ao longo da imprensa no passado século. A BD portuguesa tem memória e é esta memória que deveria ser preservada numa publicação periódica destinada a quem efetivamente ame a BD. E o Boletim poderia aumentar o âmbito dos seus estudos com um leque variado de colaboradores, assim como uma maior promoção com vista a um aumento de leitores.

Este número do BD é dedicada à primeira parte do estudo sobre a mulher na BD, intitulado «O crepúsculo das heroínas». Paulo Duarte, o autor do texto, já nos habituou a excelentes trabalhos e este vem nesta continuidade.  Esta primeira parte, profusamente ilustrada, testemunha a evolução das heroínas da ficção ao longo da história, destacando-se as mulheres aventureiras e o seu poder e o fascínio.

Boletim do CPBD #132, Novembro de 2011

PS: Quem desejar contatar o CPBD, a morada é Av. Duque d'Ávila 26-2º - 1000-141 LISBOA

Sem comentários:

Enviar um comentário