10 de abril de 2011

Os Incontornáveis de BD #6


I.R.S. (Internal Revenue Service) é o todo-poderoso organismo de fiscalização tributária dos EUA, que em tempos fez tombar Al Capone por fraude fiscal.


Larry B. Max é o herói desta série que retrata as fraudes financeiras e os braqueamentos de capitais, um verdadeiro thriller político-financeiro, com argumentos de Stephen Desberg e Bernard Vrancken.


A estreia da série aconteceu em Abril de 1999 com edição da belga Lombard para a colecção «Troisième Vague». Em 2001, o personagem Larry Max aparece numa história completa de oito pranchas no magazine de moda americano Black Book.


Em 2009, a mesma editora Lombard propõe a série derivada I.R.S. All Watcher (6 álbuns editados), com argumento de Desberg e desenhos de Alain Queirix, Daniel Koller, Andrea Mutti e Marc Bourgne.


Até ao momento, estão editados 12 álbuns da série. A colecção Os Incontornáveis da BD (tomo 6) do Público/ASA propõe-nos os dois primeiros episódios:


A Investigação (La voie fiscale, 1999)


Larry B. Max trabalha num de departamento especial do IRS (sigla de Internal Revenue Service), a poderosa estrutura governamental que se ocupa dos assuntos fiscais nos Estados Unidos. Tem ao seu dispor todos os recursos informáticos necessários para estabelecer conexões entre as grandes fortunas e a alta criminalidade. Um dos dossiers mais delicados em que trabalha diz respeito a um judeu americano milionário conhecido pelo seu envolvimento na recuperação dos bens confiscados pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.


A Estratégia Hagen (La stratégie Hagen, 2000)


Há indícios de que o assassino, em Los Angeles, de um antigo funcionário da União de Bancos Suíços, tenha sido decretado por um dos colaboradores próximos de Moshe Geldhof, um multimilionário judeu americano envolvido nas operações de recuperação de ouro e bens dos judeus pelos nazis. Larry B. Max, o agente especial do IRS americano, continua a investigar esta personalidade e as suas diligências levam-no até Berna, onde toma conhecimento de terríveis eventos relacionados com o campo de concentração de Auschwitz...


Os Incontornáveis da BD #6, IR$ - A investigação/A estratégia Hagen, Desberg e Vrancken, Público/ASA, 2011, 96 pp, 7,40€

Sem comentários:

Enviar um comentário