2 de abril de 2011

Os Incontornáveis da BD #5


O 5º volume desta colecção do Público/ASA é da responsabilidade do desenhador suiço Cosey. Autor de Jonathan, nascido em 1950, Cosey é um artista poético, que não raras vezes viaja com os seus heróis a um Tibete ocupado. O Buda Azul (Le Bouddha d'Azur) é a última criação até ao momento de Cosey, que em Portugal tem publicado em álbum Jonathan (1 álbum/Público-ASA), Viagem a Itália (2 álbuns/Meribérica-Líber) e o «one-shot» Orchídea (Witloof). Em revista, podemos encontrá-lo na Tintin (sete episódios de Jonathan), Selecções Tintin (o «one-shot» Downtown), Selecções BD (Tomo 1 de Viagem a Itália e a história completa Heyoka).


Eis a súmula dos dois episódios que compôem a série O Buda Azul:


O Buda AzulTomo 1

Um jovem inglês, residente na Índia nos anos 1960, foge para não ir parar às escolas de Inglaterra. Desloca-se clandestinamente no camião conduzido pelo motorista tibetano da família Cardboard. Mas acaba por ser vítima de um despiste na neve ao evitar um vulto parecido com o Yéti que surge no caminho. É recolhido pelos residentes de um mosteiro tibetano onde faz amizade com Chogyam e Namgyal e descobre outra filosofia de vida. A insaciável curiosidade de “Porridge” vai levá-lo até Lhal, uma jovem guardiã do Buda Azul.


O Buda AzulTomo 2

O ataque e destruição do mosteiro tibetano pelas tropas chinesas separam Gifford e Lahl, quinta reencarnação de um mestre tibetano e guardiã do fabuloso e mítico Buda Azul. Nos 13 anos seguintes o jovem inglês procura incansavelmente a sua amada, que parece ter desaparecido sem deixar rasto. Entretanto, os dirigentes comunistas chineses decidem preparar o aparecimento público de uma falsa Lahl, industriada para servir os seus propósitos. Isso atrai a atenção do herói e o reencontro de ambos está prestes a realizar-se...


Os Incontornáveis da BD #5, O Buda Azul - Tomo 1 e Tomo 2, Cosey, Público/ASA, 2011, 143 pp, 7,40 €


Sem comentários:

Enviar um comentário