10 de março de 2011

Les Archives Tintin - Tintin au Tibet

Uma edição da Atlas, indisponível nas livrarias, que, para nós, portugueses, só poderemos encontrar nos sites de livros em segunda mão. Recebi hoje o 2º volume da colecção, «Tintin au Tibet», que à semelhança do primeiro, além da edição do episódio do Tintin, é complementado por um conjunto de documentação que suporta o contexto desta aventura de Hergé.
O volume começa com um conjunto de notícias sobre o ambiente internacional entre 1958 e 1960, anos da publicação de «Tintin au Tibet» nas revistas belga e francesa Tintin. Depois, é nos dado a conhecer com bastantes ilustrações algumas das fontes do autor na elaboração da aventura mais introspectiva de Hergé. Os segredos do episódio, os protagonistas, anúncios e inéditos em álbum, a cronologia biográfica de Hergé entre 1958 e 1960 e as traduções estrangeiras e em línguas e dialectos regionais completam o prefácio e posfácio deste 2º volume dos Archives Tintin.

Archives Tintin, Tintin au Tibet, Hergé com textos documentais de Jean-Marie Embs, Philippe Mellot e Philippe Goddin, Moulinsart, 2010, 127 pp.

Sem comentários:

Enviar um comentário