3 de março de 2011

Colecção «Os Incontornáveis da BD» #1

Iniciou-se esta semana a colecção «Os Incontornáveis da BD», uma parceria do jornal Público e das Edições ASA. As aventuras de Valérian e Laureline preenchem o primeiro volume desta colecção com duas aventuras: «Nas imediações do Grande Nada» («Au bord du Grand Rien», a 19ª aventura, datada de 2004) e «O abretempo» («L'ouvretemps», o 21º e último episódio da série, editado no ano passado).
Valérian e Laureline são dois agentes espaço-temporais, que vagueiam no Universo a bordo de uma nave fretada pela Galaxity, capital do Império da Terra. Pierre Christin, romancista e argumentista, e o desenhador Jean-Claude Mézières criaram esta série de ficção científica para o semanário francês Pilote, cujas primeiras pranchas saíram no #420 de 9 de Dezembro de 1967.
Valérian teve a sua estreia em Portugal na revista Tintin #36/3º ano, 30 de Janeiro de 1971, tendo sido editado nas revistas Jornal da BD, Flecha 2000 (suplemento do jornal Diário Popular) e Selecções BD (1ª série). Em álbum teve edições pela extinta Meribérica e, actualmente, pela ASA.
Com a presente edição destes dois episódios, a saga da série fica totalmente editada em Portugal.


«Os Incontornáveis da BD» #1 - Valérian e Laureline, Christin e Mézières, Público/ASA, 2011, 104 pp

Sem comentários:

Enviar um comentário