20 de maio de 2010

Corto Maltese - Mu: A cidade perdida

Corto Maltese é uma criação do italiano Hugo Pratt para  a revista Sgt Kirk #1 de Julho de 1967. Corto é um herói anarquista e libertário. Porventura, o último dos heróis românticos da BD. Corto Maltese nasceu em 10 de Julho de 1867 na ilha de Malta, filho de uma mãe cigana e de um pai marinheiro. Com a ajuda de um tutor judeu, Corto iniciou-se nas artes da Thora e do Talmud. Depois percorre os grandes momentos históricos do início do século XX, visitando a Sibéria, a Suiça, a Escócia, a Itália, o Brasil, as ilhas do Pacífico...

Em Portugal, as aventuras de Corto Maltese iniciaram-se na revista Tintin (com as histórias a preto e branco), seguindo-se álbuns das Edições 70, Meribérica-Líber, Público/ASA e, recentemente, das Edições ASA.

Com uma edição cartonada especial de mil exemplares (com um poster exclusivo da FNAC), «Mu - A cidade perdida» é o primeiro volume da série produzido pela ASA. Além da banda desenhada, o volume contém um prefácio de Marco Steiner sobre os continentes lendários e míticos como Mu e Atlântida.

Corto Maltese, «Mu, a cidade perdida», Hugo Pratt, Edições ASA, Fevereiro de 2010, 198 pp.

Sem comentários:

Enviar um comentário