2 de janeiro de 2010

Diabrete


A revista Diabrete deliciou os mais jovens portugueses no período da 2ª Guerra Mundial, tendo o seu início em 4 de Janeiro de 1941, terminando a sua publicação 887 números depois em 29 de Dezembro de 1951. Começou por ser semanal (até ao #261), terminando como publicação bissemanal. Além da banda desenhada, o Diabrete publicou contos, organizou concursos e espectáculos, além de várias separatas de construções. Nos números que hoje adquiri, realço os episódios de Quick & Flupke (As tropelias do Trovão e do Relâmpago) de Hergé, «O tesouro do tio Baeta» e «O Príncipe e o Pobre» de Fernando Bento e Tarzan de Rex Mason.


Hoje, através de um alfarrabista, consegui mais uns números para a minha colecção, faltando agora apenas 69 números.


Diabrete #22, #23, #24, #35, #36, #37, #62, #64, #66, #69, ENP, 1941 e 1942, 50 centavos cada

1 comentário:

  1. Meu caro: em 1946, tinha 5 anos, aprendi a ler numa escola em Moçambique (onde o único branco era eu, o professor também não era branco) por querer ler O Diabrete. E depois o Cavaleiro Andante, que o meu Pai me assinou durante vários anos. Obrigado por me fazer rever estas preciosidades...

    ResponderEliminar