3 de julho de 2022

Edgar P. Jacobs, o sonhador de apocalipses

A Arte de Autor prepara-se para editar uma biografia do criador de Blake e Mortimer em banda desenhada. "Edgar P. Jacobs : Le rêveur d'apocalypses" foi lançado no mercado francês no passado mês de Novembro, comemorando os 75 anos da estreia de Jacobs na extinta revista belga Tintin.

Apreciador de arte antiga, coleccionador de objectos antigos de todos os tipos, cantor lírico apaixonado pelo palco... Antes de ser o criador de Blake e Mortimer, Edgar P. Jacobs era um homem de grande curiosidade, movido por muitas paixões que durante toda a sua vida deram asas à sua imaginação. Dessa forma, desde muito jovem sonhou ser cantor de ópera e, apesar de uma passagem pela Real Academia de Belas Artes de Bruxelas, preferiu considerar a ilustração como uma forma de sustento e não como uma verdadeira vocação. No entanto, os anos quarenta e a guerra, gradualmente levaram Jacobs a dedicar mais tempo à sua produção gráfica. Mais tarde, conheceu Hergé, foi seu assistente em Tintin, e acabou por criar as aventuras de dois heróis ingleses destinados a tornarem-se incontornáveis: o coronel Francis Blake e o professor Philip Mortimer. A banda desenhada tornou-se a sua profissão e a sua arte, e a sua contribuição foi essencial…

Por ocasião do aniversário da primeira publicação das aventuras de Blake e Mortimer, na revista Tintin, há 75 anos, eis o retrato biográfico de um dos maiores autores da nona arte. François Rivière, ensaísta e romancista que conversou longamente com o mestre ainda em vida, reconta o artista tal como ele próprio se confidenciou. Philippe Wurm, um dos herdeiros óbvios e reivindicados da linha Jacobs, descreve esse destino fascinante “à maneira de”, com um traço fino e preciso de um mimetismo perturbador.

Edgar P. Jacobs, o sonhador de apocalipses, Philippe Wurm e François Rivière, Arte de Autor, 144 pp., capa dura, cor, 31€








Sem comentários:

Enviar um comentário