29 de novembro de 2014

O novo álbum de Buck Danny

Disponível nas livrarias francófonas desde 14 de Novembro, o novo álbum de Buck Danny, Duel sur Mig Alley, é a conclusão da aventura Sabre sur la Corée. Nesta aventura, Buck vai encontrar o inimigo coronel Korsakov, um antigo ás da aviação russa que procura constantemente duelos. Uma partida perdida para Buck, já que o seu Panther é insuficiente face ao Mig russo.
Os desenhos são de Jean-Michel Arroyo e os textos de Frédéric Zumbiehl.


28 de novembro de 2014

Juvebêdê #58

Datada de Novembro de 2014, chegou-me um novo número revista de banda desenhada da Associação Juvemédia, a Juvebêdê.
Além de informações do mercado editorial, os destaques deste número vão para as exposições Que sardinha és tu ? e Ilustrarte, além de um artigo sobre os 50 anos de Mafalda, a criação de Quino.

Juvebêdê #58, Novembro 2014, 24 pp, gratuito

27 de novembro de 2014

La Collection Jean-Michel Charlier

A editora Fordis vai lançar no mercado francófono uma colecção dedicada a Jean-Michel Charlier no próximo ano de 2015. O programa editorial prevê 2 a 3 volumes por ano, privilegiando nos primeiros volumes os episódios inéditos em álbum e publicados, à época, nas revistas Spirou e Pilote. Assim, reencontraremos as aventuras de Thierry le Chevalier, Simba Lee e Guy Lebleu, entre outros.
O primeiro volume da colecção será consagrado a Thierry le Chevalier (4 episódios), desenhado pelo espanhol Carlos Laffond.
Para subscrever a colecção, consultar o sítio www.fordisboosandpictures.fr.


26 de novembro de 2014

Jeremiah #33

Jeremiah, uma criação de Hermann em 1979, tem novo álbum: o 33º com o título Un gros chien avec une blonde. A edição é da Dupuis e conta-nos as aventuras de Jeremiah e Kurdy numa Terra após um conflito nuclear. A Vitamina BD bem tentou acompanhar em Portugal as edições da série...

25 de novembro de 2014

60º aniversário da Partrulha dos Castores

La patrouille des Castors
Aventura 
(Bélgica) Spirou #867, 25 de Novembro de 1954 - Éditions Dupuis, Junho de 1996
Jean-Michel Charlier (argumento) e Mitacq (desenhos)
Estreia em Portugal: Zorro #25, 30 de Março de 1963
Outras publicações: Nau Catrineta

Cinco elementos constituem a famosa patrulha de escuteiros da BD: Poulain, o chefe; Chat, o ingénuo; Faucon, o cérebro do grupo; Tapir, o reclamador que passa o tempo a comer; e o Mouche, o benjamin tímido. Mitacq é, por vezes, ajudado no desenho pelo seu irmão e por René Follet, assumindo também os argumentos quando Charlier, cheio de trabalho, abandona a série em 1982.


Bibliografia portuguesa:

  • Desaparecido na noite (Le disparu de Ker Aven), 1955, Nau Catrineta #1 a #43 
  • O desconhecido da vila Mistério (L’inconnu de la villa mystère), 1956, Zorro #25 a #36 
  • O mistério do autocarro (Le mystère de l’autobus hanté), 1965, Nau Catrineta #140 a #182 
  • O fantasma (Le fantôme), 1966, Nau Catrineta #209 a #255

24 de novembro de 2014

Catálogo Amadora BD

Como habitualmente, adquiro, aquando da minha visita ao certame, o catálogo da exposição. Este ano não foi excepção e já se encontra na estante, após a sua leitura, o catálogo do 25º Amadora BD.
O livro, com 192 páginas e excelente apresentação, apresenta um conjunto de artigos muito interessantes, dos quais destaco:

  • Batman Ano 75, por João Miguel Lameiras e Lawrence Klein, retratando a origem do herói e a presença no cinema e em Portugal;
  • Mafalda: Uma década de contestação que dura há 50 anos, por Pedro Cleto;^
  • José Ruy, a arte e o ofício da BD, por Luís Caetano;
  • Abril na Banda Desenhada, por Cristina Gouveia;
  • História dos portugueses que foram heróis, por Pedro Cleto sobre o último álbum de Baptista Mendes, «Portugueses na Grande Guerra 1914-1918»;
  • A Pior Banda do Mundo, um retrato da série pela escrita do autor José Carlos Fernandes.
Catálogo do 25º Amadora BD, Câmara Municipal da Amadora, 2014, 192 pp.

23 de novembro de 2014

Super-Vilains Anthologie de Univers DC

A dBD de Setembro presenteou-nos com um excelente artigo sobre os super-vilões do mundo da DC Comics. Agora, está nas bancas uma excelente antologia sobre essas personagens emblemáticas dos comics norte-americanos.
A antologia oferece-nos, por ordem cronológica, uma vintena de histórias dos vilões desde 1939 até aos dias de hoje. Para cada episódio é apresentada uma ficha técnica do personagem. A galeria de vilões apresentados passam pelos, entre outros, Joker, o Feiticeiro, o Sinistro, o Lex Luthor, o Blake Adam, o Mestre dos Espelhos.
Os episódios são assinados por Jack Kirby, Gil Kane, Carmine Infantino,Geoff Johns, entre outros artistas.

22 de novembro de 2014

Apresentação do álbum "Portugueses na Grande Guerra" de Baptista Mendes


Originais de BD hoje à venda

A Artcurial, galeria francesa de arte, coloca hoje em leilão vários originais de autores consagrados da BD. Assim, estarão disponíveis para os mais abonados pranchas originais de Hergé, de Gaston Lagaffe por Franquin, Little Nemo de Winson McCay e originais de Hugo Pratt e Enki Bilal, entre outros.

21 de novembro de 2014

O 35º álbum de Boule e Bill

Boule e Bill, uma criação de Jean Roba para a revista Spirou,  vai fazer 55 anos, acaba de ver lançado o seu 35º álbum, Roule ma poule, com ilustrações de Verront e Laurent  e textos de Cric e Veys.
A escola terminou, Boule está de férias e está imensamente feliz. Contudo, tem deveres escolares e não sabe como escapar dos mesmos. Para mais, o seu telemóvel está confiscado. Felizmente, Pouf, Bill e Caroline estão lá para o ajudar!

Boule & Gill #35, Roule Ma Poule!, Dargaud, 48 pp., 10 €

17 de novembro de 2014

A revista Spirou vai chegar ao número extraordinário de 4.000!!!

O primeiro número da revista surgiu em 21 de Abril de 1938 pela iniciativa do empresário Jean Dupuis. Apesar da aguerrida concorrência ao longo destes 76 anos, como Le Journal du Mickey, Pif, Vaillant, Pilote e a nostálgica Tintin, a Spirou tem mantido os seus públicos, renovando-se e estilizando-se aos novos mercados.

Paralelamente, a Dupuis vai lançar esta semana no mercado franco-belga a 54º aventura de Spirou e Fantasio num álbum intitulado "Le groom de Sniper Allew".

Finalmente, a revista Spirou #3.997 viveu uma aventura do herói desenhada e escrita por 71 autores, cada um desenhando e escrevendo uma tira, que tem como argumento o desaparecimento de Fantásio e a busca incansável de Spirou.







16 de novembro de 2014

Top das vendas em França em Setembro

1º lugar
Naruto #64
Kishimoto
Éditions Kana

2º lugar
Fairy Tail #39
Mashima
Éditions Pika

3º lugar
Le Cycle de Cian #6
Bourgeon
Éditions Delcourt



11 de novembro de 2014

Olrik ou le secret du mystère Jacobs

Quem não se recorda do terrível Olrik, inimigo implacável da dupla Blake e Mortimer. Olrik faz parte do imaginário de Jacobs, assim com Borg na série Lefranc, Gargamel nos Schtroumpfs e Rastatopoulos em Tintin.

René Nouailhat decidiu escrever um ensaio sobre Olrik, tentando descobrir as suas ambições e as suas fraquezas, assim como a sua importância de anti-herói, continuando a sobreviver nas aventuras de Blake e Mortimer.

9 de novembro de 2014

Comment on devient créateur de bandes dessinées

As Éditions Dupuis reeditaram uma obra de 1969 da Marabout, onde Jijé e Franquin, entrevistados por Philippe Vandooren, explicavam aos leitores o seus trabalho com desenhadores e argumentistas de banda desenhada. A reedição de "Comment on devient créateur de bandes dessinées" está ampliada com novos documentos e reactualizada perante a presente História. Um livro para a nossa biblioteca.

8 de novembro de 2014

Os 75 anos da Marvel

Foi no ano de 1939 que surgiu a primeira revista editada pela Marvel Comics. Em 2009, a editora foi comprada pela The Walt Disney Company, sendo a marca de BD provavelmente mais conhecida no mundo.
Aproveitando os  75 anos do nascimento da editora norte-americana, as Éditions Taschen lançam o livro "75 ans de Marvel - De L'Âge d'Or des Comics à l'Ère des Blockbuster", uma obra com 700 páginas e mais de 2.000 imagens. Um friso cronológico em acordeão com cerca de um metro acompanha a obra, dando ao leitor a evolução histórica das diversas estreias que a Marvel foi lançando ao longo das décadas. Finalmente, uma resenha biográfica de mais de 300 desenhadores, argumentistas e editores. Os autores desta luxuosa obra são Roy Thomas e Josh Baker. Contudo, o preço de 150 euros, em época de crise, é pouco atractivo. 

6 de novembro de 2014

Exposição dos 75 anos do Batman em Viseu


Uma homenagem a Bob Morane

Quem não se recorda das aventuras do Bob Morane das páginas do Tintin, desenhadas por William Vance ou por Francisco Coria ? A paixão pelas aventuras deste heroi levou Marc Hardy, na altura um adolescente a viver em terras africanas, a desenhar onze histórias curtas do herói de Henri Vernes editado pela saudosa Éditions Marabout. A editora Blake & White recolheu estes trabalhos a que juntou homenagens a Bob Morane de Didier Conrad, Denis Bodart e Yves Rodier, entre outros e lançou um álbum de 120 páginas intitulado "Fragments de Mon Enfance". A acompanhar a obra um ex-libris assinado por Hardy e Vernes. A tiragem desta obra é de apenas 285 exemplares!!!

5 de novembro de 2014

Os 80 anos do Jornal do Mickey

Aproveitando o 80º aniversário da revista, a Glénat lançou uma obra de Patrick Weber, intitulada La Grande Histoire do Journal de Mickey. São 160 páginas que historiam aquela que é uma das revistas mais importantes da bedofilia francófona, contendo imensa iconografia e documentos inéditos. Contudo, a obra tem vários erros e lacunas como o esquecimento de grandes criações como Nic e Mino, o Clube dos Cinco e o Corcel  Negro.

O regresso de Petzi


A série de banda desenhada dinamarquesa "Petzi", de Carla e Vilhelm Hansen, vai ser reeditada este mês em Portugal, assinalando a estreia de uma nova editora portuguesa independente, a Ponto de Fuga.
Vladimiro Nunes, editor e fundador da Ponto de Fuga, explicou à agência Lusa que a editora pretende ser generalista, mas os títulos que inaugurarão o catálogo serão os três primeiros volumes da série "Petzi", com novas traduções por Susana Janic, a partir do original: "Petzi constrói um barco", "Petzi e a baleia" e "Petzi e a mãe peixe".
O lançamento oficial dos três primeiros volumes - de um total de 36, escritos e desenhados pelos casal Carla e Vilhelm Hansen - será a 17 de novembro na inauguração da Ponto de Fuga, uma editora que será também uma loja em Lisboa. A 17 de novembro assinala-se ainda o 63.º aniversário da primeira publicação de "Petzi", em 1951.

A banda desenhada, protagonizada por um urso - Petzi - e pelos seus amigos (um pinguim, um pelicano, uma tartaruga e uma foca), é dirigida aos mais novos, mas Vladimiro Nunes acredita que haverá muitos adultos, que tenham entre 30 anos e 40 anos, que poderão interessar-se pela obra, por uma questão de nostalgia. A coleçãao foi publicada pela Verbo, entre finais dos anos 1970 e início dos anos 1990, e teve vários tradutores. Os primeiros volumes, aliás, contaram com adaptação do escritor António Manuel Couto Viana.

In Diário de Notícias

4 de novembro de 2014

dBD #88

Já está nas bancas lusas o número de Outubro da revista francesa de informação bedéfila, dBD. Destaco, além da variada informação sobre o mercado editorial francófono, a entrevista aos autores de "A boca do Diabo", François Boucq e Jerôme Charyn. O porfolio desta edição cabe a Enrico Marini com belas imagens das suas séries (O Escorpião e Águias de Roma, entre outras). Finalmente, um excelente artigo sobre os 30 anos da série XIII.

dBD #88, novembre 2014, 98 pp, 9,80 €


Novo blogue sobre a revista Pilote

Foi criado um site inteiramente dedicado à famosa revista francesa Pilote. A saberhttp://leblogdujournalpilote.blogspot.fr.

3 de novembro de 2014

Novos desenhos animados dos Peanuts


Os Peanuts, a célebre série de Charles Schultz, vão ter uma nova série de desenhos animados, totalmente produzida em França. Vão ser 500 episódios de 1 minuto e meio, recreando as tiras diárias e 104 episódios de 7 minutos inspirados nas pranchas dominicais. Para ver na FR3 a partir de 9 de Novembro.